É importante ficar atendo a população de plantas recomendada pelo fornecedor, pois existem necessidades diferentes entre as variedades, e com excessos ou faltas de plantas teremos resultados muito diferentes dos esperados.
Uma formula que facilita sabermos quantas sementes devemos colocar por metro no plantio é a seguinte:
População desejada ÷ pelo fator conversão e depois ÷ novamente pela a germinação
* Os fatores de conversão irão variar conforme o espaçamento entre linha da semeadora:
Ex: Se a população recomendada para uma cultivar de sorgo é de 120.000 plantas/ha, e a semeadora está com espaçamento de 50cm, e a germinação é de 85%, então: (120.000 ÷ 20.000) ÷ 0,85 = 7,5 sementes por metro
É importante realizarmos o tratamento das sementes de sorgo com inseticida e fungicida antes de realizar o plantio, pois desta forma teremos mais segurança para um bom estabelecimento da população final de planas da lavoura. Devemos nos atentar sobre os produtos a serem utilizados para este fim, como existem muitas opções no mercado é sempre bom consultar um Agrônomo para nos orientar qual a melhor opção. Também é importante não ultrapassarmos o volume de calda de 150ml para cada 10Kg de sementes. As sementes de Sorgo são atrativas para pragas como caruncho e traças, então é muito importante acondiciona-las em local protegido destes insetos.
Recomendações para o plantio
Ao realizar a semeadura é importante respeitar a profundidade de 1 a 2 cm na deposição da semente, pois a semente de sorgo é relativamente pequena, e a plântula pode ter dificuldade de emergir se a semente ficar muito profunda. O prazo recomendado para a contagem de plantas é em torno de sete dias após a semeadura. É muito importante a escolha dos discos, anéis e rosetas corretas para as sementes que serão semeadas, pois se estes itens não forem os corretos, ocorrerá falta ou excesso de sementes no plantio.