Santo Isidoro Sementes

Características da cultura do Sorgo

O sorgo é uma cultura que se encaixa como opção para variadas necessidades, como a produção de grãos, produção de silagens, produção de biomassa para queima e para produção de biogás, e como planta de cobertura para elevada produção de palhada. Assim como outras culturas, o sorgo responde bem ao investimento empregado, muitas vezes a cultura do sorgo sofre negligências, pois de forma equivocada se acredita que por ser uma cultura menos exigente que o milho, ela irá responder muito bem a déficit hídrico e a falta de manutenção Ervas daninhas e a insetos praga.

O Sorgo é uma planta muito versátil, pois existem materiais com variadas características como:

Os Graníferos: São materiais com porte médios de 1,5m e são destinados a produção de grãos.

Os Forrageiros: São materiais com finalidade de produção de silagens e pastejo, com boa capacidade de rebrota e adaptação a solos menos férteis, possuem porte médio de 2,5m.

Os Sacarinos: que são voltados para a produção de etanol e também para produção de silagem, também possuem boa capacidade de rebrota e possuem porte médio entre 2,5 a 4m.

Os Biomassa: São os materiais com a maior capacidade de produção de biomassa por área plantada, chegando a 150 toneladas por hectare, geralmente possuem sensibilidade ao fotoperíodo, também são utilizados para produção de silagens, material para produção de biogás, produção de material para queima em fornalhas, e produção de palhada para plantio direto.
Com estas características todas o sorgo se apresenta como uma ferramenta para diversas necessidades.